Ismael Oliveira Propõe um novo Olhar para a Arte – Santos SP

Artista plástico mistura experiências pessoais com técnica apurada e o resultado é uma estética provocativa e instigante.
Pro-Posições é o título da mostra que vai ocupar os salões da Pinacoteca a partir de 21 de junho. A coletânea busca dar continuidade à série Sobre-Posições , lançada em 2005, fase em que o artista trabalhou com composições de formas e figuras derivadas da sua ligação com temas como arquitetura, anatomia humana e animal, formas orgânicas e geométricas. 
     
Em Pro-Posições Ismael Oliveira assumiu outras posições no olhar e na atitude diante do trabalho criando novos posicionamentos entre os seus diversos elementos. Distanciado das sobreposições, o artista passou a organizar vários elementos de um modo espacial, criando paisagens e atmosferas onde as figuras ficam em estado de suspensão.  Ora as imagens rompem com a gravidade e flutuam, ora se estabelecem em maciços rochosos.
Ismael Oliveira procura através de uma técnica bem particular dar fluidez a uma pintura onde a cor, a pincelada, as camadas e, sobretudo, a livre ação de pintar possam figurar como primeiro plano pictórico.
Na exposição apresentada na Pinacoteca Benedicto Calixto, o público terá a oportunidade de conhecer cerca de 40 trabalhos em diversos formatos, nas técnicas de pinturas sobre tela e em papel. Todos os itens da coletânea estarão a venda, durante a temporada, que vai de 21 de junho a 21 de julho, sendo o coquetel de abertura realizado na quinta-feira, dia 20, a partir das 19h30. 
Sobre o artista
Nascido em São Paulo, em 26 de junho de 1961, Ismael Guimarães de Oliveira graduou-se em Engenharia Mecânica, na Escola de Engenharia de São Carlos (USP),  estudou Artes Plásticas e fez  Pós-Graduação em Poéticas Visuais também na Universidade de São Paulo (USP).  Aprimorou os seus conhecimentos em arte e pintura com grandes mestres, como Wesley Duke Lee, Antonio Peticov, Osmar Pinheiro, José Barreto,  Marco Giannotti, Carlos Fajardo,      Tomoshigue Kusuno e António Cabral.
Entre as exposições coletivas realidades durante a carreira, merece destaque a sua participação na  I Bienal de Brasília;  nas mostras “Olhares Impertinentes”, no Museu de Arte Contemporânea  de  São Paulo e “Homenagem a Ianelli”, no Museu Brasileiro da Escultura, em  São Paulo. Também apresentou seu trabalho em eventos internacionais, como na mostra de arte postal da ORGANITZACIÓ DE LA FIRA MAGICA, em Santa Susanna,  Espanha; na CINE ECO/99 –  Exposição Internacional de ARTE POSTAL, em  Seia,  Portugal; e,  na Exposição Internacional de  ARTE POSTAL , em Barcelona,  Espanha.
As mostras individuais aconteceram  na  AVA Galleria, em Helsinki, Finlândia; 008 Galerii, em   Tallinn, na Estônia; no MuBE, em São Paulo; apresentou instalação em tubos de concreto, pedras e tinta acrílica na exposição Arte Ambiental  “Pirâmide Social”, em Itanhaém (SP); além de ter realizado duas edições de obra à 4 mãos com José Sidney Leandro, em desenho sobre fotografia, no Centro Cultural  Jabaquara, em São Paulo.  
..::Serviço:
Exposição de Ismael Oliveira
Coquetel de abertura- 20 de junho  –  quinta feira – 19h30
Aberta ao público- de 21 de junho a 21 de julho
de terça a domingo das 09h00 às 18h00 no casarão 
Visitação livre e gratuita
(evento_programação)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *