Padroeira dos Ciganos pode ser visitada no Morro da Nova Cintra em Santos SP
Inaugurada em 21 de outubro de 2006, a gruta de santa Sara Kali é a primeira do País e da América Latina a homenagear a padroeira dos ciganos. Situada no Morro da Nova Cintra, junto à Lagoa da Saudade, em Santos, o local está aberto a visitação.
O ponto de atração turístico- religioso foi construído em granito pelo Departamento de Administração Regional dos Morros e tem 1,50 metro de altura, 1,20 de largura e 80 centímetros de profundidade. Além de luzes, o espaço também conta com a proteção de um portão de ferro.
Para a comunidade cigana, a gruta representa um “ato de liberdade”, já que todas as crenças e raças têm direito a seu espaço para manifestações.
Na região são cerca de 112 famílias, totalizando pouco mais de 2.500 pessoas, entre Bertioga e Peruíbe.
Foto de..:: Renato Marchesini
..:: História
Nômade de origem indiana, santa Sara foi uma das mulheres que acompanharam Jesus e os apóstolos e que, mais tarde, foi para a França com Maria Madalena.
Padroeira dos ciganos por tradição, Sara Kali não foi canonizada pela Igreja Católica, mas é cultuada por adeptos de várias religiões, devido à proteção à fertilidade das mulheres. O padroeiro universal é o espanhol Zeferino Gimenez Malla.
O dia de santa Sara Kali é comemorado em 24 de maio.
Aqui reúnem-se pessoas interessadas na vida ao ar livre, história, cultura, variedades, turismo e hospitalidade que acreditam em um meio de vida socialmente justo, economicamente viável e ambientalmente sustentável.
Utopia e Determinação!!! Participem! Envolvam-se neste Universo!