A imagem deste post, dos primeiros anos do século XX, mostra o ancoradouro nas cercanias do Mercado Municipal, onde a população caiçara e ribeirinha entregava o produto. Além de bananas, estas pessoas também traziam para vender outros produtos de lavoura.
SANTOS BANANA – Era o nome de uma empresa exportadora de bananas, que funcionava em Santos. Aliás até os anos 1950 Santos não era só o porto do café, Também era o porto da banana, Navios frigoríficos levavam milhares de cachos p/ o mercado europeu e argentino. Nos anos 60 muitas empresas importadoras do produto compraram fazendas na América Central e passaram a exportar de lá e, nós perdemos o mercado internacional.
SANTOS BANANA era o nome de uma das várias firmas exportadoras de bananas da nossa cidade, O mercado europeu nos anos 20/30/40 do século passado, importava muito o produto que vinha do Vale do Ribeira, Bertioga, Cubatão, e era transportado até o costados dos navios em chatas, como as da imagem do cartão-postal. O Brasil era um País essencialmente agrícola. Col. L.J.G.







