Ruínas do Acaraú em São Vicente – A importância de preservar o patrimônio histórico e cultural e artistico

Discute-se muito hoje a necessidade da valorização do passado e memória coletiva ; não só na arquitetura, mas em diversas áreas do conhecimento humano.

O patrimônio histórico e cultural  representa uma produção simbólica e material e imaterial, carregada de diferentes valores e capaz de expressar as experiências sociais de uma sociedade.

Passado a euforia do modernismo, o homem se volta para a busca de seu passado, de suas memórias.  E volta seus olhos para o passado. 

É urgente a preservação e conservação das Ruínas do Acaraú, que constitui uma referência cultural e histórica para São Vicente, Região e Brasil.

Abaixo lindo trabalho do Artista Eduardo Verderame  que retrata as Ruínas do Acaraú – conheça outros trabalhos do Artista AQUI
Fonte..:: Everderame – Artista..:: Eduardo Verderame

Imagem de Santa Ana Mestra. Acervo do MASS (Museu de Arte Sacra de Santos).
Santa Ana Mestra: imagem de madeira policromada, do século XVIII, típica escultura barroca. Nota-se pela exuberância e volume da sua vestimenta, os traços curvos que atribuem movimento, as expressões faciais e elementos decorativos. A peça, além de sua representatividade artística, é também simbólica para a história, pois pertenceu à Capela de Sant’Anna, situada na Fazenda de Sant’Anna de Acarahu, onde nasceu Frei Gaspar da Madre de Deus.
Fonte..:: MASS
Santa Ana Mestra – Foto Leandro Ayres

Saiba mais ..:: 


– Área Continental de São Vicente tem enorme potencial Ecoturístico (Acaraú e Paratinga)


– Telas Benedicto Calixto: Ruínas do Acarahu conhecido como Ruínas do Acaraú


– Novo Milênio

(fatos_históricos, turismo, fotos_antigas, recicle suas ideias)

Para Roteiros de Turismo em São Vicente e Região

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *