Apiecoturismo: conheça formas de unir produção apícola ao turismo rural

Como os apicultores podem agregar novas receitas à sua produção? Além de investir na comercialização de derivados de mel (própolis, pólen, geleia real e cera de abelha, por exemplo) ou atuar com serviços (substituição de abelhas rainhas e locação de colmeias), uma outra oportunidade é explorar o apiecoturismo. Trata-se de um tipo de turismo rural que se utiliza a produção das abelhas e dos produtos apícolas para gerar renda às propriedades, seja pelo atrativo turístico ou pelo consumo dos derivados.

Para investir no apiecoturismo, é importante conhecer o conceito do termo, as vantagens que ele oferece e as dicas e orientações relacionadas a ele. Por ser uma atividade sustentável, traz benefícios não só para o apicultor e o turista (que pode ter novas experiências e ampliar o conhecimento sobre a importância das abelhas para o ecossistema) mas também para a região, movimentando a economia local e gerando novos empregos. Para proporcionar novas experiências, é preciso fazer com que os turistas “botem a mão na massa”, já que este tipo de turismo criativo tende a se desenvolver nos próximos anos. 

Imagem gerada por IA


..:: E o que pode ser oferecido no apiecoturismo? 

– Visitação ao apiário para conhecer a abelha rainha, o zangão e as operárias.

– Colheita do mel, envolvendo a desoperculação, centrifugação, filtragem e envase.

– Oficinas de velas de cera e culinária com uso do mel.

– Degustação de comidas e bebidas com mel.  

– Passeio pela rota apícola na propriedade, conhecendo o percurso do mel.  

– Visitação em loja que oferece diversos produtos apícolas: de alimentos e bebidas a cremes hidratantes e sabonetes 

Para investir na atividade, é fundamental observar a facilidade de acesso a município e à propriedade; a higiene e os equipamentos de segurança do apiário; ofertas de lazer e passeio aos turistas (isso pode ser feito em parceria com empresas locais); e a infraestrutura da propriedade, que precisa ser confortável, com área para convivência e distância segura dos apiários.  

..:: Cases internacionais 

No Equador, um projeto chamado Rota das Abelhas busca potencializar o desenvolvimento turístico e a apicultura da região de Carchi, no norte do país. O roteiro inclui apresentação aos turistas sobre a história da apicultura e a importância das abelhas, acesso ao apiário e extração e envase do mel com os visitantes.  

Outra referência em apiecoturismo é a Casa de Eira, uma pousada localizada na Serra de Lousã, em Portugal. Quem visita a região pode praticar esportes de aventura, passeios de barcos e conhecer rotas históricas e culturais, além de conhecer o mel mais premiado da Península Ibérica e visitar apiários locais – uma excelente referência para outras iniciativas. 

Os apicultores interessados em desenvolver esta oportunidade de negócio pode seguir as dicas do Sistema de Inteligência Setorial do Sebrae: 

– Busque capacitações para melhorar o seu negócio e estimule a sua equipe a se capacitar. O Sebrae oferece capacitações presenciais e à distância, que podem contribuir com o seu negócio, como Atendimento ao cliente, Pequenas empresas nas redes sociais, Oportunidade e visão de negócios, Planejamento estratégico, Turismo receptivo, Meios de hospedagem, Análise e planejamento financeiro, entre outros; 

– Participe de eventos, tanto do turismo quanto da apicultura, para conhecer tendências, tecnologias e novidades do mercado. Além de ampliar seus conhecimentos sobre o mercado, os eventos possibilitam o networking com possíveis parceiros, fornecedores e especialistas da área. Para tanto, confira a agenda de eventos.

Fonte..:: RcOnline

icone do conteúdo

Leia também

Fique por dentro

Ver todos os posts