Clique na imagem para ampliar e ver programação
Vamos nos encontrar, conversar, colocar a mão na massa e construir – mais uma parte – do mundo que todos sonhamos.
Em outubro vamos receber muita gente interessante para falar sobre como cultivar comunidade, e tudo isso acontece nos morros da nossa cidade.
O que sonhamos para o Festival é explorar o mais possível o potencial que existe na interação entre território e comunidade. A programação inclui:
Na abertura Rodrigo Rubido é o anfitrião, que ao lado de Kaká Werá e Luis Kehl, falam sobre o cultivo de comunidades como estratégia para a construção do mundo que sonhamos.
No tema Identidade e Território a Rede Interação, o Observatório de Favelas e o Laboratório da Cidade mergulham na discussão de como o aprendizado é o primeiro passo na construção de comunidade.
Para materializar à discussão, vamos conhecer alguns projetos comunitários inspiradores, ouvindo um pouco sobre como foram realizados, os desafios e sucessos que colecionam. O Instituto Favela da Paz, a escola de Samba Unidos do Morro, e Renato Marchesini e o documentário Aluguel de Chão – produzido pela comunidade Vila Progresso, compõem esta mesa.
A mesa “Uma Nova Narrativa para o Mundo que todos Sonhamos” é o lugar de pensar sobre formas para pensar no futuro e viver em comunidade. Reginaldo Nasser, Diego Vicentin e Claudia Visone estarão conosco para aprofundar esta conversa.
Convidamos participantes e moradores para levar a discussão para a prática: é na Vila Progresso, Nova Cintra e Santa Maria que vamos materializar sonhos coletivos que dão corpo à visão de mundo que estamos construindo.
Felipe Lavignatti e André Deak lideram o oficina de Mapas Afetivos; Renato Marchesini e José Carlos Barros oferecem a oficina de Turismo de Base Comunitária
Lembrando que tudo isso acontece na semana do dia das crianças, uma oficina foi desenhada especialmente para acolher a brincadeira nos espaços públicos, conduzida por Carla Cardoso, Renata Laurentino, e Ronaldo Crispim.
Projetos de arte e música que nasceram comunitários, se unem para uma celebração prá lá de espetacular: O Maracatú Quiloa, a Unidos do Morro e a Poesia Samba Soul vão dar o tom da nossa celebração.




