Síndrome de Veneza promove reflexão entre alunos do Turismo

Estudantes do curso Superior de Turismo do IFSP – Campus Cubatão e os professores Renato Marchesini e Thiago Rodrigues Schulze, participaram no dia 4 de novembro da cerimônia de abertura da 3.ª Mostra EcoFalante de Cinema Ambiental, no Sesc Santos.
No evento, foi exibido o filme “A Síndrome de Veneza”, que retrata uma cidade que vive sob a enorme pressão do turismo de massa – e vive disso. A cidade deixou de existir como uma estrutura urbana, foi abandonada por seus habitantes e está caindo em decadência física, social e moral. O filme é um retrato de uma cidade magnífica no processo de autodestruição.
Para a estudante de turismo Taynara Valadão, o filme Síndrome de Veneza foi muito esclarecedor. “Ver que o turismo massificado pode destruir o destino, não como um espaço físico somente, mas principalmente a essência, o povo”.
Segundo o professor Renato Marchesini, o filme traz grande reflexão quanto ao turismo de massa. Uma cidade altamente turística, que perde e exclui sua população autóctone e vira somente um espaço de turista, dos “bárbaros”, como diz uma moradora no filme. É um grande exercício de reflexão! Qual é o turismo que queremos?
Fonte..:: Federal Cubatão

(turismo, evento_programação, turismo pedagógico)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *