No dia 25 de outubro de 2007, o maior jato de passag
eiros já construído fez o seu primeiro vôo comercial, saindo de Changi, em Cingapura, e chegou em Sydney, na Austrália, com 471 passageiros, 30 tripulantes, numa viagem de cerca de sete horas. Ele é tão grande que alguns aeroportos precisaram ser reprojetados para acomodá-lo. Ele pode transportar mais passageiros e carga do que qualquer outro avião comercial, além de seus projetistas terem afirmado que ele aumenta a eficiência, utiliza menos combustível e gera menos ruído.
O Airbus A380 é, de fato, um gigante. Sua envergadura de asa tem 79,8 metros, ele mede 73 metros e seu peso máximo de decolagem é de mais de 540 toneladas.
Mesmo sendo o maior avião de passageiros já fabricado, ele não é o maior avião do mu
ndo. Esta honra pertence ao AN-225 Mriya , da ucraniana Antonov.
Um avião deste tamanho tem potencial para transportar centenas de passageiros a mais do que os aviões atuais. Os dois andares para passageiros do A380 (com um andar inferior para carga) poderiam ser planejados para uma configuração de classe única e ter capacidade para mais de 840 passageiros. No entanto, como a Airbus não tem esse objetivo, o avião foi projetado para uma configuração de três classes que acomoda 555 passageiros. Isto ainda representa um progresso marcante em relação aos 416 passageiros que podem ser transportados no boeing 747-400, o até então líder em capacidade de passageiros.
Por que escolher uma configuração de três classes e não de classe única, com maior capacidade? O site oficial da Airbus diz que:
A área para os passageiros (com dois andares e corredor duplo) oferece um novo e completo nível de conforto em viagens de longa distância. A cabine foi projetada com base em uma ampla amostra de passageiros e oferece mais espaço, assentos e corredores mais largos, independente da classe ou da passagem. O andar menor é opcional para áreas de descanso, negócios, bar ou outras cortesias e pode tornar mais agradável a experiência de voar em um A380.
Na verdade, os assentos da classe econômica são em
torno de 2,54 cm mais largos, enquanto que os assentos da primeira classe podem se transformar em camas. Algumas pessoas até sugeriram que o A380 seja equipado como um “jato de luxo” completo, com cassino, lojas, sistemas de aquecimento e camas de casal.
A maioria das companhias de aviação busca eficiência e não o luxo. O A380 oferece ambos. Ele alcança 15 mil quilômetros e utiliza novas tecnologias para aumentar a eficiência do combustível.
As companhias de aviação não têm encomendado o A380 apenas porque ele é grande. O novo projeto precisa oferecer a elas uma maneira de ganhar mais dinheiro, principalmente com as margens de lucro reduzidas que a indústria de transporte aéreo tem enfrentado. O A380 realmente oferece oportunidades para aumentar o lucro por meio da economia de escala.
O custo de operação de um A380 não é substancialmente maior do que o de um Boeing 747 (o jato de passageiros que mais se aproxima em tamanho e em capacidade). Cad
a passageiro adicional em um A380 significa mais dinheiro ganho pela companhia de aviação além do que ela poderia ganhar com um avião menor. O aumento da distância também ajuda a adicionar um número maior de “milhas do assento” por vôo. O resultado final é uma queda nos custos de operação por passageiro de 15% a 20%, de acordo com a Airbus.
motores comparando-se a outros jatos jumbo.Fibra de carbono, um material forte, leve, mas caro, é usado em partes-chave do A380.
Fotos..:: Airbus



