Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande – Guarujá (SP)
Está localizada na região sudoeste da Ilha de Santo Amaro (Guarujá / SP) entre as praias do Góes e Santa Cruz dos Navegantes, às margens do estuário Santista. É um monumento histórico-militar edificado no século XVI (1584), por ordem do rei Filipe I e II da Espanha, na época da união das coroas ibéricas. Protegeu as terras e as águas do estuário de Santos, na Colônia, no Império e na República do Brasil.
Foto Créditos..:: Renato Marchesini
Do século XVI ao século XIX, alguns eventos podem ser destacados: em 1591, atuou contra o corsário inglês Thomas Cavendish: em 1615, contra o corsário holandês Joris van Spilbergen
Possui uma capela construída em 1792 que antes serviu como casa da pólvora. A parede do fundo exibe, atualmente, um painel chamado de “Vento Vermelho”, de 20 m², feito com mais de 300.000 pastilhas de vidro do artista plástico Manabu Mabe (1934 – 1997).
Ativa até 1905, perdeu seu valor estratégico e foi substituída pela fortaleza de Itaipu.
A Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande teve seu tombamento em 1967 pela Secretaria do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e em 1981 pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico Arqueológico, Artístico e Turístico (CONDEPHAT), órgão do Governo do Estado de São Paulo.
..:: Você pode conhecer a Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande ::..
Aqui reúnem-se pessoas interessadas na vida ao ar livre, história, cultura, variedades, turismo e hospitalidade que acreditam em um meio de vida socialmente justo, economicamente viável e ambientalmente sustentável.
Utopia e Determinação!!! Participem! Envolvam-se neste Universo!