Agora, o secretário de Turismo de São Vicente, Brito Coelho, que propôs a atividade, promoverá pequenas obras de infraestrutura de forma a garantir a segurança aos visitantes. “São 36 intervenções, aprovadas pelo Comdema, previstas para garantir acessibilidade e informação aos turistas. Todas de baixo impacto e sem promover qualquer supressão de vegetação”, afirmou Brito Coelho, lembrando que as pontes, escadas e placas, por exemplo, serão feitas com madeira apreendida pelo Ibama: “Estamos solicitando ao Ibama 50 m³ de madeira, produto de apreensões, para começar as obras”, explicou.
CONSELHO DO MEIO AMBIENTE APROVA 4 TRILHAS NO PARQUE ECOLÓGICO VOTURUÁ – SÃO VICENTE / SP
O Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema) de São Vicente aprovou quatro trilhas que somam mais de 3 mil metros de extensão destinadas a promover o turismo ecológico no Parque Ecológico Voturuá, que abrange os populares morros do Voturuá e Itararé, uma área de 850 mil metros quadrados, preservada a partir do Artigo 275 da Lei Orgânica do Município.
O prefeito Tercio Garcia lembrou que o parque está encravado entre Santos e São Vicente, cidades que abrigam quase 800 mil habitantes. “É um patrimônio único, um pulmão da Baixada, que precisa ser conhecido por meio do turismo ecológico de forma sustentável”, comemorou.
O secretário de Meio Ambiente de São Vicente, Alfredo Moura, parabenizou o Comdema pela decisão: “É mais um passo para preservar a natureza em São Vicente e ainda incentivar o turismo, uma atividade que gera renda e desenvolvimento sustentável”.
As trilhas da Pedreira, do Pico do Urubu, do Bicho Preguiça e do Voo Livre foram demarcadas com GPS em uma ação que reuniu biólogos, turismólogos e especialistas em ecoturismo.
O objetivo é, com visitas monitoradas, permitir que a população conheça e assim ajude a preservar a área com mais de 30 espécies de vegetais e 70 de animais, incluindo aves, pequenos mamíferos, répteis e insetos. Pessoas com idade avançada e até crianças poderão caminhar pelas trilhas, sempre guiados por com condutor tecnicamente capacitado. Degraus, corrimões, guarda-corpos, passarelas e agarras permitirão tranquilidade aos turistas. O controle dos acessos será feito pela Prefeitura, através do Portal do Parque Ecológico Voturuá e da base inferior do Teleférico.
Um projeto de sinalização foi elaborado para orientar os visitantes. Um estudo da fauna constatou lagartos, cobras, gambás, esquilos, morcegos, bicho-preguiça, tamanduá mirim (solto no local) preás, cotia, sagui-do-tufo-branco e mico-leão-de-cara dourada (introduzidos). Também foi comprovada a existência de aves como socozinho, gavião-carijó, carcará, corujas, papagaios, periquitos, tucanos, pica-pau, jacuguaçu, entre outras.
A Trilha da Pedreira tem 900 metros de extensão e capacidade de receber 30 pessoas por período. É considerada de nível médio de dificuldade. Leva ao alto da Pedreira, onde encontra a Trilha do Pico do Urubu. Terá 11 intervenções de baixo impacto. Outra proposta é recuperar antigo imóvel da pedreira para a criação de um posto de observação de pássaros.
A Trilha do Pico do Urubu, de 360 metros, comporta 30 pessoas por período e terá apenas duas intervenções. A do Bicho Preguiça tem 1.200 metros, carga para 30 pessoas e receberá oito intervenções e a do Voo Livre, com 600 metros, tem condições de receber 20 visitantes por período e necessita de 15 obras como degraus, barreira de contenção, corrimão de segurança, entre outras.
As obras terão apoio dos recrutas do 2º Batalhão de Infantaria Leve. Os estudos ficaram a cargo do biólogo Eduardo de Castro, do turismólogo Renato Marchesini e do mestre em Ciências Biológicas, Márcio Motta.





