Ato de Cidadania SOS Museu dos Escravos – Tombamento Museu dos Escravos – São Vicente SP
Hoje (30 de outubro de 2012) foi um dia histórico! Podemos colocar no calendário das datas importantes para o município de São Vicente.
Cronologia:
*13 de Maio de 1976 – Inauguração Museu dos Escravos
*1990 – Imóvel Reformado e Inauguração Casa de Angola
*2005 – Fechamento e início do abandono
*Final de 2011 – Solicitação de tombamento do local pelo CONDEPHAAT – SV
*08 de setembro de 2012 – Matéria Jornal A Tribuna – AQUI
*24 de outubro de 2012 – Mobilização da Sociedade Civil na Reunião do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR – São Vicente) – na reunião foi acertado que para dia 30 de outubro seria retirada e catalogada parte das obras de Geraldo Albertine.
* Nos dias que decorreram a Sociedade Civil se mobilizou nas redes sociais e emails, e em ato de cidadania intitulado “SOS Museu dos Escravos” combinou um abraço simbólico no local também no dia 30 de outubro de 2012. A oportunidade tinha como foco pressionar a administração pública a realizar o tombamento “proteção” e buscar alternativas para o restauro da edificação e obras, bem como buscar alternativa de uso racional do local. O convite foi feito também para a imprensa registrar e propagar a informação.
* 29 de outubro de 2012 – Com a pressão exercida pela Sociedade Civil, a Prefeitura Municipal de São Vicente finalmente entendeu a importância do local e realizou o tombamento do Museu dos Escravos.
* 30 de outubro de 2012 – Durante o Ato de Cidadania soubemos em primeira mão do tombamento no dia anterior. (veja a importância da pressão/manifestação).
O Tombamento é um processo importante, mas precisamos trabalhar na
questão da restauração do local e obras. Ainda temos muito que
batalhar…
Ma
s realmente ficou
uma grande lição para todos… que unidos somos fortes… todos podem
contribuir de alguma forma… se perdemos ou ganhamos temos que estar
juntos “como uma unidade”.
Veja o Vídeo: TV Tribuna
Vídeo: de Renato Azevedo – Louvor e respeito ao passado ao presente.
Aqui reúnem-se pessoas interessadas na vida ao ar livre, história, cultura, variedades, turismo e hospitalidade que acreditam em um meio de vida socialmente justo, economicamente viável e ambientalmente sustentável.
Utopia e Determinação!!! Participem! Envolvam-se neste Universo!