Ocorrência – originário do continente asiático, introduzido na América do Sul por colonizadores ibéricos com a importação de gado zebuíno vindo da Ásia. Ocorre em todo o território nacional.
Alimentação – hematófago (sangue).
Reprodução – o ciclo biológico apresenta uma fase parasitária de aproximadamente 21 dias na qual passa pelos instares de larva, ninfa e adulto, todos em um único hospedeiro. A fase de vida livre inicia-se com a queda das fêmeas ingurgitadas e culmina quando as larvas eclodidas encontram um hospedeiro. Na fase de vida livre, a fêmea ingurgitada apresenta primeiro um período de pré-postura de 3 dias, morrendo após a postura. Em temperaturas ao redor de 28 o C e alta umidade relativa (85%), a postura e a eclosão ocorrem em aproximadamente 18 dias. As larvas recém eclodidas migram para as pontas da vegetação onde podem localizar o hospedeiro pelo odor ou vibrações. No hospedeiro, as larvas se fixam em regiões corporais propícias para seu desenvolvimento, tais como: posterior da coxa, perineal, perianal e perivulvar. Após 7 dias de sua fixação ocorre a muda para ninfas e estas mudam para adultos com marcado dimorfismo sexual em aproximadamente 8 dias. A fêmea, após o acasalamento, começa a alimentação até o ingurgitamento total, que propicia sua queda ao solo, enquanto que o macho permanece no bovino à procura de novas fêmeas.
Predadores naturais – aves
Cuidados – quando for caminhar por uma área infestada, borrife algum repelente na calça. Como medida preventiva, coloque a boca da calça para dentro da bota. Sempre que caminhar em uma área contaminada, vasculhe todo o corpo para retirada dos carrapatos fixados o mais rápido possível. Tomar os cuidados preventivos necessários na criação de bovinos sob a orientação de um Médico Veterinário.




