O Portal Arca de Noé tem algumas sugestões interessantes. A primeira delas é oferecer água e alimento ao animal perdido, de preferência em um ambiente onde esteja seguro. Se ele demonstrar um comportamento não saudável, é necessário levá-lo a um veterinário e evitar que tenha contato com outros animais. Há protetoras que se aproximam dos animais desconhecidos oferecendo frango cru, mas comida em geral é a melhor forma de se aproximar.
Caso não apareça um dono e você queira encontrar um para o cão ou o animal que for, entre em contato com o centro de zoonozes ou uma ONG próximos de onde mora.
Na internet, é possível fazer uma busca por “feira permanente de adoção de animais”. Pode haver uma próxima à sua casa e você nem sabe. Há diversas dessas por aí. Existem também sites como o Cachorro Perdido que oferecem cadastros de achados, perdidos e interessados em adotar um bicho.
Anuncie em redes sociais, pois pode haver alguém que esteja querendo ter um amigo de estimação em casa. Se não houver outro jeito, providencie uma casinha improvisada e mantenha-o como “animal comunitário”, que terá de ser castrado. Mas ele poderá ser um cão “da vizinhança”, mesmo sem ter um lar específico, desde que seja alimentado e bem tratado. Há locais que fazem a castração gratuitamente e é importante manter uma plaquinha de identificação no animal.



