MOSQUITO PÓLVORA ou MARUIM (Culicoides furens)
Características – também conhecidos como borrachudos, são mosquitos pequenos, entre 1 e 2 mm de comprimento, com coloração escura, com peças bucais picadoras curtas, antenas longas e pilosas nas fêmeas e plumosas nos machos. As asas têm venação característica, poucas nervuras, muitos pêlos e sem escamas, com ápice arredondado.
Habitat – muito comuns próximos a cursos de água, principalmente em áreas de maré, ricas em matéria orgânica em decomposição, onde suas larvas se desenvolvem. Encontrado no interior, em matas úmidas e brejos. É vetor da filária (Manzonella ozzardi) na América Central, do Sul e Haiti, encontrando-se alta prevalência de indivíduos parasitados em zonas endêmicas. Sabe-se que podem transportar diversos vírus e patógenos para mamíferos e aves silvestres.
Ocorrência – em todo o Brasil.
Hábitos – as fêmeas têm hábitos crepusculares de hematofagia e podem picar com voracidade. Adultos voam pouco, não indo muito além dos criadouros para realizar a picada.
Alimentação – fêmeas hematófagas causando um ardor no local da picada, o que justifica alguns de seus nomes: mosquito-pólvora ou simplesmente pólvora.
Reprodução – suas larvas vivem na água doce ou salgada, conforme a espécie
Predadores naturais – pássaros, aves, répteis, anfíbios.
Fonte..:: VivaTerra
(papo de biologia)



