Cláudio Tozzi expõe na Pinacotena Benedicto Calixto em Santos / SP
O artista já expôs na Alemanha, Estados Unidos, Japão, Colômbia, França, Itália, Espanha, Cuba, Dinamarca e em vários estados brasileiros
No próximo dia 05 de julho, a partir das 20h00, o artista plástico Claudio Tozzi recebe convidados para o lançamento de sua exposição na Pinacoteca Benedicto Calixto, em Santos. As obras estarão expostas para visitação pública de 06 a 31 de julho, de terça-feira a domingo, das 14h00 às 19h00, com entrada gratuita. A mostra é uma realização da Fundação Pinacoteca Benedicto Calixto em parceria com a Associação de Amigos da Pinacoteca. A curadoria leva a assinatura de Antonio Carlos Cavalcante Filho.
Considerado um dos maiores expoentes da art pop no Brasil, Claudio Tozzi iniciou sua carreira na década de 60 vencendo o concurso de cartazes no XI Salão de Arte Moderna de São Paulo. Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo, onde atua como professor, Tozzi desenvolveu um olhar muito particular sobre a arte urbana. Os territórios, a arquitetura, as cidades e suas múltiplas leituras, sempre foram predominantes no conjunto de sua obra.
Detentor de inúmeros prêmios adquiridos no decorrer de sua carreira, Tozzi tem sua obra reconhecida tanto no meio cultural quanto junto ao grande público. A utilização de elementos de conteúdo social e político e a preocupação com a integração do homem com seu habitat aproximaram o artista da população. Todos os dias milhares de pessoas apreciam seus painéis criados para a Praça da República, estações da Sé e Barra Funda do Metrô, Edifício 2222 na Avenida Dr. Arnaldo, Edifício Exclusive na Avenida Angélica, TRT da Barra Funda, Avenidas 23 de Maio e Bandeirantes, todos na cidade de São Paulo.
Sua obra transita por vertentes construtivas e conceituais. Em diferentes fases do processo criativo Claudio Tozzi faz uso de diversos conceitos trabalhando com elementos estruturais e ícones visuais que exploram imagens de parafusos, escadas, fragmentos de objetos, símbolos tropicais, espaços urbanos entre outros.
Aos 66 anos e quase 50 de carreira, o paulistano Tozzi participou do XI Salão de Arte Moderna; IX Bienal de São Paulo; IV Salão Nacional de Arte Contemporânea (Brasília) onde seu painel “Guevara Vivo ou Morto” é parcialmente destruído; X Bienal de São Paulo, da II Bienal Nacional de Artes Plásticas de Salvador; Salão Paulista de Arte Contemporânea; Bienal Internacional Del Deporte (Barcelona); Panorama Atual da Arte Brasileira no Museu de Arte Moderna de São Paulo; Festival Due Mondi, em Spoleto (Itália); Bienal de Veneza (Itália); Bienal Americana de Cali (Colômbia); Trienal Latino Americana Del Grabado em Buenos Aires (Argentina); Bienal de Medelin (Colômbia); Bienal de Havana (Cuba); XXI Bienal de São Paulo (em sala individual) e da Bienal de Makurazak (Japão), onde recebe menção honrosa.
Realizou exposições individuais e coletivas na Galeria Ars Móbile (São Paulo); no Museu de Arte de São Paulo; Fundación Juan Miro, Barcelona (Espanha); Instituto de Cultura Hispânica, em Madri (Espanha); Museu de Arte Moderna de Buenos Aires (Argentina); Kouros Gallery, em Nova York (EUA); Gelsenkirchen Museum (Alemanha); Art Studio, em Nova York (EUA); Modern Brasilianski Biledkunst (Dinamarca); Grenoble (França); Embaixada de Berlim; MUBE (São Paulo) e no Institute of Contemporany Art (Londres).
Tozzi recebeu o Prêmio de aquisição na mostra Jovem Arte Contemporânea no Museu de Arte Contemporânea em São Paulo (1970); Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte (1973); Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte (1975); Prêmio de viagem ao exterior do Salão Nacional de Arte Moderna, no Rio de Janeiro (1979); Prêmio Pirandello de Artes Plásticas (1981) e vence o concurso Quota de Arte (2002).
Aqui reúnem-se pessoas interessadas na vida ao ar livre, história, cultura, variedades, turismo e hospitalidade que acreditam em um meio de vida socialmente justo, economicamente viável e ambientalmente sustentável.
Utopia e Determinação!!! Participem! Envolvam-se neste Universo!