Reciclagem e artesanato enfeitam o Complexo Poliesportivo do JEPOM, São Vicente(SP)
Seis mil garrafas pet. Esta foi a quantidade de material reciclável utilizada pelos alunos das oficinas de artesanato e paisagismo do Jepom (Jovens no Exercício do Programa de Orientação Municipal) para confeccionar sete esculturas natalinas, que estão enfeitando o Complexo Poliesportivo do projeto (Avenida Martins Fontes, 735 – Catiapoã).
Os alunos passaram o ano todo recolhendo as garrafas pet nas ruas da Cidade e de casa em casa para viabilizar o projeto que, desde o ano passado, faz parte das atividades do cronograma das oficinas. Este ano, foram construídos com o material reciclado, além da árvore, mais quatro presentes, uma vela e um boneco de neve.
Foram necessários dois meses para concluir a montagem dos enfeites. A árvore, principal atração, tem 6,20 metros de altura, o dobro da que foi feita no ano passado. O material utilizado na decoração será guardado para o próximo ano quando, estima-se, que a árvore tenha entre 10 e 12 metros de altura.
As peças, que possuem iluminação especial durante a noite, ficarão montadas até o Dia de Reis (06/01), quando, tradicionalmente, deve-se desfazer as decorações natalinas. A iniciativa do projeto Jepom também contribui para a preservação do meio ambiente, já que as garrafas pet utilizadas nos enfeites demorariam cerca de 400 anos para se decompor na natureza.
Aqui reúnem-se pessoas interessadas na vida ao ar livre, história, cultura, variedades, turismo e hospitalidade que acreditam em um meio de vida socialmente justo, economicamente viável e ambientalmente sustentável.
Utopia e Determinação!!! Participem! Envolvam-se neste Universo!