Papo de Biologia: Árvores da Mata Atlântica – Guanandi (Calophyllum brasiliensis)

Uma árvore com 20 a 30 m de altura, é usada no paisagismo urbano e ocorre principalmente na floresta pluvial atlântica. A floração se dá entre os meses de setembro-novembro e a frutificação no período de abril-junho. A madeira é de fácil manuseio, própria para confecção de canoas, mastros de navios, vigas para construção civil, assoalhos, marcenaria e carpintaria.

O governo imperial reservou para o Estado o monopólio de exploração dessa madeira em 1810 para uso exclusivo na confecção de mastros e vergas de navios, sendo portanto a primeira madeira de lei do país (lei de 7 de janeiro de 1835).
A árvore é bastante ornamental, podendo ser empregada no paisagismo em geral. Os frutos são consumidos por várias espécies da fauna, sendo portanto útil no reflorestamento misto de áreas ciliares degradadas.

Crédito foto..:: www.meioambiente.org.br

Para semear os frutos deve-se colocar, sem nenhum tratamento, em recipientes individuais ou canteiros contendo substrato organo-argiloso, cobrindo-os com mais ou menos 1 cm de substrato peneirado. A emergência ocorre em 40-60 dias e a germinação geralmente é superior a 50%.
Manter as mudas em ambiente semi-sombreado até próximo de serem levadas para plantio no local definitivo (30-40 cm de altura). O desenvolvimento das plantas no campo é moderado.

Fonte..:: Árvores Brasileiras, vol. 1 Harri Lorenzi.

(papo de biologia)

Para Roteiros de Turismo e Ecoturismo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *