Em evento realizado no Teatro Eva Herz, em São Paulo, o diretor do relatório deste ano, residente em Washington, Eric Assadourian, afirmou, por teleconferência, que será necessário transformar as culturas, se quisermos viver de maneira mais sustentável. Para ele, a cultura normalizou o consumismo e passou a relacionar as noções de bem-estar e felicidade aos produtos que compramos e à quantidade deles que podemos adquirir. Eric diz que o consumo exagerado está nos levando à insegurança ecológica e precisamos aprender a viver com o suficiente. “A cultura é maleável e pode ser mudada intencionalmente”, defendeu.
Entre as informações trazidas pelo relatório está o fato de que já consumimos 30% acima da capacidade de reposição da Terra. “Diariamente, retiramos do planeta, em termos de recursos naturais, o equivalente a 112 prédios do Empire States, que tem 105 andares”, compara o presidente do Instituto Akatu, Hélio Mattar.
O estudo ainda contempla o poder da educação e da mídia como ferramentas de transformação da cultura e aposta que as empresas modificarão seus comportamentos a partir das novas exigências dos consumidores.
A versão do Estado do Mundo 2010 em português está disponível no site do Akatu.
Fonte..:: Planeta Sustentável



