Foto da Semana 21 – Ruínas de Abarebebê ou Convento Velho – Peruíbe / SP
Foto de ..:: Renato Marchesini
Sítio arqueológico guarda remanescentes do que restou da Capela de Conceição de Nossa Senhora, a 1a. Igreja construída no Brasil, datada de 1550 – feita sobre auxilio pelo padre Leonardo Nunes, o primeiro catequizador da região, conhecido pelos índios como Abarebebê (irmão do vento, padre santo ou padre voador, pela rapidez com que ele se deslocava pelos vários sítios da região).
Foi o primeiro local adotado pelos jesuítas para a pratica de catequese indígena. É marco histórico da fundação de Peruíbe antes chamada São João da Aldeia.
Sua localização no alto do único morro (Pedra dos Jesuítas), localizado a 700 metros da praia, deixa bem clara a necessidade de defesa contra os possíveis ataques dos indígenas. Do ponto de vista estratégico, permite uma excelente visão da baixa litorânea que o cerca.
Tombada pela Condephaat, IBPC e pela lei orgânica municipal (art. 153) faz parte do patrimônio histórico Nacional, muitas pesquisas arqueológicas foram realizadas desde 1988, tendo sido encontrados nas escavações pedaços de utensílios de barro e outros materiais, além de peças valiosas, como a Pia Batismal que batizou os primeiros brasileiros da história e que se encontra no Museu Paulista em São Paulo.
Vindo assim a confirmar a importância do local na História do Brasil. Vale a pena conhecer um pedacinho da nossa história.
Saber mais sobre..:: Leonardo Nunes o Abarebebê aqui
Aqui reúnem-se pessoas interessadas na vida ao ar livre, história, cultura, variedades, turismo e hospitalidade que acreditam em um meio de vida socialmente justo, economicamente viável e ambientalmente sustentável.
Utopia e Determinação!!! Participem! Envolvam-se neste Universo!